A importância de deixar grãos de molho
- Nutrição e Cuidado
- 28 de mai. de 2020
- 1 min de leitura

Existe um ponto muito importante no consumo dos grãos: o modo de preparo antes de consumi-los.
Os grãos, todos eles, possuem uma grande quantidade de ácido fítico/fitato, uma substância que se liga ao cálcio, ao ferro, ao magnésio, ao zinco e a vários outros nutrientes, bloqueando a absorção desses pelo corpo.
Quando deixamos os grãos de molho, enzimas e outras substâncias neles presentes conseguem neutralizar o ácido fítico, fazendo com que as suas vitaminas, proteínas e minerais sejam absorvidos mais facilmente pelo organismo.
Além de neutralizar os fitatos, deixar os grãos de molho também deixa a digestão mais leve, evitando gases e desconfortos gástricos muito comuns, como distensão abdominal e flatulências, já que ajuda a “quebrar” parcialmente outras proteínas de difícil digestão, como o glúten, por exemplo.
E como fazer para reduzir/eliminar esse ácido fítico/fitatos dos grãos?
É bem simples. Deixe de molho os grãos em água, acrescente uma parte de substância ácida (vinagre, suco de limão, kefir, entre outros), mexa um pouco e deixe um período que pode variar de 8-12 horas “descansando”. Observe que ao final deste tempo, em cima da água criará uma espuma branca. Essa espuma é a retirada dos fitatos que foram para a superfície da água.
Posso apenas utilizar água?
Pode. Porém utilizando limão ou vinagre ajuda a eliminar também fungos e bactérias indesejáveis presentes no exterior das sementes. Desta forma, prefira sempre utilizar a solução ácida.
Pra facilitar, você pode colocar os grãos de molho logo antes de dormir, e trocar a água pela manhã, caso vá deixar de molho por mais um tempinho.
Gostou? Tem alguma dúvida? Deixe nos comentários.
Compartilhe a informação com seus amigos <3
Comments